Conecte-se conosco

Geral

O outono começa nesta segunda

Publicado

on

Estação vai até 21 de junho. (foto: divulgação)

O outono começa nesta segunda-feira (20), às 18h25 (horário de Brasília) para a maior parte do território brasileiro – com exceção de partes do Amazonas, Pará e quase a totalidade de Roraima e Amapá, que ficam no Hemisfério Norte.

Publicidade

 

A estação, de transição entre o verão e o inverno, vai até o dia 21 de junho às 11h58.

Publicidade

Na primeira semana do outono, a previsão é de chuvas, ventos fortes e máximas maiores que 26°C em grande parte do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro, os volumes de chuva podem ultrapassar até os 90 mm.

Publicidade

Acompanhe a previsão do tempo para esse início do outono nas cinco regiões do Brasil.

 

Publicidade

Norte

No começo da estação, são previstos volumes de chuvas maiores que 60 mm em praticamente toda a região, com exceção de áreas centrais do Pará e do Tocantins, onde os totais de chuva podem superar os 90 mm.

Publicidade

Para o Norte, a previsão do Inmet indica maior probabilidade que as temperaturas fiquem entre 22 e 26°C em grande parte da região, até pelo menos o dia 29 de março.

Restante da estação:

Publicidade

– De abril a junho de 2023 a previsão do Inmet indica que as chuvas deverão permanecer acima da média na região, com volumes que podem ultrapassar 800 milímetros (mm), principalmente em áreas do nordeste do Pará e noroeste do Amazonas devido à persistência de dias chuvosos;

Leia também:  Sábado de Ação na Praça da República de Ijuí

– Já no sul do Pará, as probabilidades indicam chuvas ligeiramente abaixo da média;

Publicidade

– A previsão do INMET também indica o predomínio de temperaturas próximas e ligeiramente acima da média em grande parte da Região Norte, com valores que podem ultrapassar os 26ºC.

 

Publicidade

Nordeste

Até o final do mês de março, os maiores volumes de chuva se concentrarão em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, sertão pernambucano e noroeste da Bahia. Segundo o Inmet, os volumes podem ultrapassar os 90 mm.

Publicidade

No agreste paraíbano e pernambucano, os totais de chuva serão menores e não devem ultrapassar os 30 mm.

Nas áreas de divisa entre os estados de Pernambuco e Bahia, as temperaturas podem ser maiores que 36°C nos próximos dias.

Publicidade

Restante da estação:

– A previsão é de chuvas acima da média em grande parte da região. Segundo o Inmet, as chuvas deverão persistir em áreas mais ao norte devido à permanência da Zona de Convergência Intertropical;

Publicidade

– Já as temperaturas permanecerão próximas à média, desde a costa do Maranhão até Alagoas, entretanto, no interior do nordeste, a previsão é de temperaturas mais elevadas.

 

Publicidade

Centro-Oeste

A previsão é de muita chuva na região para a primeira semana do outono. De maneira geral, os totais de chuva poderão variar entre 60 e 90 mm.

Publicidade

Já as temperaturas mínimas devem variar entre 22ºC e 26ºC em grande parte da região nos próximos dias.

Leia também:  Caminhão CAIXA chega a São Miguel das Missões (RS) dia 06 de fevereiro

Cuiabá terá máxima de 30º C com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nesta segunda, assim como Brasília, Campo Grande e Goiânia.

Publicidade

Restante da estação:

– A previsão indica chuvas próximas ou acima da média climatológica no Mato Grosso e extremo norte do Mato Grosso do Sul;

Publicidade

– Nas demais áreas, as chuvas deverão variar entre próximas ou abaixo da média;

– Já as temperaturas deverão ser acima da média em toda região, principalmente no norte de Goiás, onde podem ser superiores a 24ºC.

Publicidade

 

Sudeste

Publicidade

Em São Paulo, a máxima fica em 30ºC nesta segunda, com possibilidade de chuva. Em relação à temperatura mínima, a previsão indica temperaturas mais amenas principalmente no centro-sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira.

Para a segunda, as previsões também apontam muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória.

Publicidade

Na região, os maiores acumulados de chuva podem ocorrer a partir desta terça (21), principalmente em áreas do centro-sul de Minas Gerais, em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde os volumes podem superar os 90 mm. Nas demais áreas, os volumes de chuva não devem ultrapassar 60 mm.

Para o outono, normalmente, existe uma redução das chuvas sobre o sudeste à medida que o outono se aproxima – dando início, assim como no Centro-Oeste, ao período seco.

Publicidade

Restante da estação:

Leia também:  Mudanças: Informativo sobre o Bolsa Família

– No Sudeste, são esperados volumes de chuva abaixo da média nos próximos três meses;

Publicidade

– No caso da temperatura, o Inmet ressalta que a média deverá prevalecer próxima e ligeiramente acima da climatologia do período, porém não se descarta a possibilidade da entrada de massas de ar frio que poderão diminuir as temperaturas em alguns dias, principalmente nas localidades de maior altitude, a partir do mês de maio.

 

Publicidade

Sul

Na Região Sul os maiores acumulados de chuva são previstos para o leste do Paraná e de Santa Catarina com volumes chegando a 70 mm. Nas demais áreas, os acumulados de chuva poderão variar entre 10 e 30 mm.

Publicidade

Na segunda (20), as temperaturas máximas devem chegar a 28ºC em Curitiba, 33°C em Porto Alegre e 31°C em Florianópolis.

Restante da estação:

Publicidade

– Chuvas abaixo da média em grande parte do Paraná e Santa Catarina, exceto no leste destes estados, exceto no leste destes estados, onde as chuvas podem ser próximas a média, devido a passagem de frentes frias;

 

Publicidade

– Por outro lado, o Inmet aponta que chuvas mais frequentes sobre o Rio Grande do Sul, devido ao enfraquecimento do fenômeno La Niña, que assolou por três anos consecutivos o estado, causando escassez de chuvas;

Já as temperaturas deverão prevalecer acima da climatologia do período, embora o Inmet não descarte a possibilidade de geadas, principalmente em áreas serranas.

Publicidade

Publicidade

Siga @Ijuialerta no Instagram e no Facebook Ijuí Alerta


Todos podem utilizar nossos conteúdos. Basta citar a fonte e linkar apontando nosso site. pois o Ijuí Alerta é de interesse público.
Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Assine nossa newsletter

Inscreva-se para Receber notícias no seu e-mail

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Publicidade

+ lidas da semana