Conecte-se conosco

Bairros

Ijuí tem pelo menos 30 mil cães de rua, segundo levantamento da CPA

Publicado

on

O trio de irmãs sem raça definida(SRD), foi abandonado em rua do bairro Morada do Sol na véspera da Sexta-Feira Santa. Os animais aguardam por abrigamento ou adoção.

Publicidade

 

Não é de hoje que a comunidade de Ijuí reclama, em todos os bairros, do elevado número de cães soltos pelas ruas. Este é um passivo que decorre dos últimos 30 anos, sem que qualquer gestor que passou pela prefeitura de Ijuí tenha conseguido equacionar. A história mostra que as ações adotadas, pelo menos num passado recente, foram paliativas e não solucionaram a questão que continua a trazer preocupação não apenas para a atual gestão, mas também para os ijuienses, uma vez que trata-se de uma questão de saúde pública.

Publicidade

 

O secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente de Ijuí e que também responde pela Coordenadoria de Proteção Animal(CPA), Luiz Fernando Valentini, disse ao site do Grupo Repórter que quando a atual administração assumiu, sabia que neste tema em específico, iria enfrentar uma realidade que denotaria um abandono muito grande.

Publicidade

No entanto, referiu que a partir das ações que foram sendo implantadas, houve uma quebra de paradigma no tocante ao atendimento á questão animal. Lembrou que o fechamento do canil municipal se deu por determinação da justiça, após intervenção do Ministério Público e sublinhou que as ações da atual administração denotam investimento de R$ 480 mil ano, ante os R$ 86 mil gastos por ano na gestão anterior. “Agora a CPA tem um investimento significativo para atacar essa problemática, o que antes não ocorria; vínhamos de uma politica quase que inexistente para um processo que se perpetua no município a quase 30 anos. É claro que há animais na rua, mas essa situação só se resolve a longo prazo”, disse Valentin.

Leia também:  Dengue: 20 casos foram confirmados no ano em Ijuí

 

Publicidade

O secretário adjunto destacou o trabalho que vem sendo realizado para atacar o problema e citou as parcerias formalizadas pelo poder público para castração e microchipagem em massa. Conforme dados da CPA, de julho a dezembro de 2022 quando da instituição da política pública, quase mil cães foram castrados e microchipados em Ijuí. “As metas para 2023 são altas”, frisou.

 

Publicidade

Ao ser indagado sobre o contingente de animais de rua em Ijuí, frisou que essa população se aproxima dos 30 mil, um passivo muito elevado que avalia, “não será resolvido do dia para a noite”. Sobre como fazer com animais soltos, e que por vezes invadem pátios trazendo intranquilidade a moradores, orientou a população de todos os bairros a acionarem a pasta do Meio Ambiente através do telefone 3332-9384. Na Sexta-Feira Santa, três fêmeas foram abandonadas por um veículo que passou pela rua Rubem Mendes no bairro Morada do Sol. Moradores solicitaram providências a Coordenadoria de Proteção Animal. Os animais, assim como outros, estão soltos pela rua, aguardando abrigamento, ou adoção.

Leia também:  Brigada Militar prende homem por tráfico de drogas em Ijuí

 

Publicidade

Luiz Fernando Explicou que há parceria com Ongs protetoras dos animais e organizações da sociedade civil no sentido de que haja o atendimento da secretaria para o abrigamento ou atendimento veterinário. “Essas parcerias possibilitam o abrigamento provisório destes animais que são castrados, microchipados, tenham banho e tosa, tratamento veterinário e sejam colocados para adoção”, pontuou.

Luiz Fernando Valentin destacou que atualmente, três clinicas veterinárias são conveniadas ao município que vem investindo recursos nesta política pública de proteção aos animais. As ações envolvem plantão veterinário 24h, convênio com clinicas para atendimentos de alta complexidade e a realização das feiras de adoção na Praça da República a cada 30 dias onde 90% dos cães colocados em exposição são adotados, conforme levantamento da Coordenadoria. Disse ainda que a médica veterinária contratada pelo município em dezembro de 2022, faz atendimentos a domicílio, quando necessário.

Publicidade

 

A Coordenadoria de Proteção Animal, segundo o adjunto, faz reuniões mensais junto às sedes dos bairros, onde a população é convocada a participar e informar sobre animais de rua para fazer a castração e micro chipagem e que a participação nestes encontros tem sido baixa. “Chegamos a ter dias da semana em que há vagas para castração e não tem animais para serem castrados”, frisou ao lembrar que as pessoas também tem sua parcela de responsabilidade no que tange aos cuidados com os animais e por conseguinte a diminuição da população de rua existente em Ijuí. A reunião desta sexta-feira ocorre na sede do bairro São José às 19h.

Publicidade

Fonte: Rádio Repórter

Leia também:  Policiais do 29º BPM prendem quatro pessoas por tráfico de entorpecentes em Ijuí

Publicidade

Siga @Ijuialerta no Instagram e no Facebook Ijuí Alerta


Todos podem utilizar nossos conteúdos. Basta citar a fonte e linkar apontando nosso site. pois o Ijuí Alerta é de interesse público.
Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Assine nossa newsletter

Inscreva-se para Receber notícias no seu e-mail

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Publicidade

+ lidas da semana