O tempo firme, com sol entre nuvens, vai predominar em Porto Alegre e na Região Metropolitana nesta sexta-feira (17). O sol também deve aparecer na Serra e no Litoral. Contudo, a chuva deve marcar presença, entre a tarde e a noite, na Campanha, na Fronteira Oeste, no Norte, no Noroeste, na Região Central e no Sul. Alguns municípios da Campanha, da Região Central e da Fronteira Oeste devem registrar 24 milímetros de precipitação ao longo do dia, o que representa 15% do volume de chuva esperado para março.
De acordo com a Climatempo, as pancadas de chuva registradas nesta semana contribuem para a sensação de abafamento no RS — as temperaturas ainda seguem elevadas no Estado. Porém, não se trata mais da onda de calor que atingiu o território gaúcho nos últimos dias.
— Com o ar seco, as temperaturas ainda são altas. Depois da metade de abril, teremos mais passagens de frentes frias pelo RS, o que deve amenizar o calor — explica a meteorologista.
O sábado (18) deve ser de chuva intercalada com períodos de tempo aberto no Sul, na Região Central e no Litoral Sul. Na Região Metropolitana, existe a possibilidade de chuva a partir da segunda metade do dia.
Situação da estiagem no Rio Grande do Sul
Na quarta-feira (15), os maiores acumulados de chuva, segundo a Climatempo, foram registrados em Quaraí, na Fronteira Oeste, com 64mm — o que representa 43% da perspectiva para março. De acordo com o relatório atualizado da Defesa Civil do RS nesta quinta-feira (16), subiu para 378 o número de municípios que decretaram situação de emergência por conta da estiagem.
Fonte: GaúchaZH | Portal Assinck